O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para tempestades em 26 municípios das regiões sudoeste e centro-sul do Paraná nesta quinta-feira (24). O aviso vale até às 17h. Veja lista abaixo.
Segundo o Inmet, há a possibilidade de haver ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
O ciclone extratropical que deve se formar nesta quinta-feira, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, intensifica as instabilidades e formação de tempestades no Paraná, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O cetro do ciclone se afastará para o oceano, segundo o Simepar, e o Paraná não estará no caminho. Contudo, a frente fria favorece a formação de tempo severo no estado, com chuva, raios e rajas de ventos intensas.
🌀Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Mais alertas de perigo
O órgão também emitiu dois alertas laranjas de perigo e dois amarelos, de perigo potencial para as demais regiões do estado, que também devem ser atingidas pelas tempestades.
O aviso de perigo vale até às 12 de sexta-feira (25). A previsão é de um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.
Há risco também de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Cidades com alertas de grande perigo para tempestades no Paraná:
- Ampére
- Barracão
- Bela Vista da Caroba
- Bom Jesus do Sul
- Bom Sucesso do Sul
- Clevelândia
- Enéas Marques
- Flor da Serra do Sul
- Francisco Beltrão
- Manfrinópolis
- Mariópolis
- Marmeleiro
- Nova Esperança do Sudoeste
- Pato Branco
- Pérola d’Oeste
- Pinhal de São Bento
- Planalto
- Pranchita
- Realeza
- Renascença
- Salgado Filho
- Salto do Lontra
- Santa Izabel do Oeste
- Santo Antônio do Sudoeste
- Verê
- Vitorino
Como se proteger de tempestades
Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116. Veja dicas de como se proteger:
- Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil. Fonte G1 – Paraná