Search

Após rajadas de vento, árvores atingem carros em Maringá e região; vídeo

Os ventos fortes registrados na tarde desta sexta-feira, 20, derrubaram uma árvore de grande porte na Rua Ana Nery, no Jardim Ana Elise, em Sarandi. Em Maringá, outro caso também foi registrado, no cruzamento da Avenida Paranavaí com a Rua Castro Alves, na Zona 6.

De acordo com a Prefeitura, até o momento, houve registro de 25 ocorrências na Ouvidoria Municipal, sendo 17 quedas de árvores.

image
Árvore atingiu carro em Sarandi | Foto: Victor Hugo Correa

Mais cedo, já foram registradas rajadas de vento muito fortes na região, que acabaram carregando e aumentando a poeira e a fumaça que pairava no céu.

Maringá

Outra árvore também caiu com as fortes rajadas de vento, dessa vez em Maringá, na Rua Castro Alves com a Avenida Paranavaí. O motorista de um Onix seguia após o sinal verde, quando percebeu a árvore caindo e parou. O tronco atingiu a parte da frente do veículo e o condutor não se feriu.

Equipes da Prefeitura já fazem o corte e a remoção da árvore e por conta disso o trânsito na região está interditado.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-20 à(s) 16.03.31_964c9bc7
Ocorrência de queda de árvore em Maringá | Foto: GMC Online

Rajadas de vento em Maringá

De acordo com o dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fortes rajadas de vento estão sendo registradas na Cidade Canção nesta tarde de sexta-feira, 20.

Os maiores valores foram registrados às 13h e as 15h, com velocidade de 43,2 km/h e 51,5 km/h, respectivamente. De acordo com a Prefeitura, os valores atingiram 70 km/h no Aeroporto de Maringá. Confira o gráfico das rajadas de vento, segundo Simepar:

image

Prefeitura emite comunicado

“A Prefeitura de Maringá informa que os servidores municipais já estão nas ruas nesta sexta-feira, 20, para atendimento das ocorrências após os fortes ventos que atingiram a cidade. Equipes das secretarias de Limpeza Urbana (Selurb), Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob), Segurança e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros e Copel, estão mobilizadas para atender a comunidade. De acordo com o Simepar, as rajadas de vento chegaram a 51 km/h. No Aeroporto de Maringá, as rajadas chegaram a 70 km/h.

A Prefeitura de Maringá informa que, até o momento, houve registro de 25 registros na Ouvidoria Municipal, sendo 17 quedas de árvores.

Canais de atendimento:

    • Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros;
    • A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz;
    • Em caso de desabastecimento ou falta de qualidade da água, a Sanepar deve ser acionada pelo telefone 0800-200 0115, pelo WhatsApp (41) 99544-0115, pelo site sanepar.com.br ou pelo aplicativo da concessionária;
    • O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site (prefeiturademaringa.pr.gov.br);
    • Ao encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24h. O telefone é: (44) 99103-5661;
    • A Polícia Militar deverá ser acionada pelo telefone 190 ou pelo aplicativo 190 PR. Informação GMC-ONLINE