Search

Cidade da região registra primeiro caso de intoxicação por metanol; Maringá tem caso suspeito

Foi confirmado nesta quarta-feira, 8, o primeiro caso de intoxicação por metanol em Campo Mourão. O paciente é um jovem de 20 anos, morador da cidade. Segundo o Hospital Santa Casa, o quadro não foi considerado grave, e o jovem já recebeu alta, mas continua sendo acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

O caso foi classificado como “intoxicação por metanol com critérios clínicos”, com necessidade de observação de 72 horas, conforme orientações do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox). O jovem procurou atendimento no Pronto Atendimento do Jardim Lar Paraná, na segunda-feira, 6, apresentando visão turva, dor de cabeça, vômito e diarreia.

Equipes da Vigilância Sanitária e órgãos de fiscalização foram mobilizadas. No local, a equipe médica realizou exames laboratoriais, gasometria, eletrocardiograma seriado, além de iniciar tratamento com monitoramento, hidratação e medicação. No fim da segunda-feira, 6, o paciente foi transferido para o Hospital Santa Casa para acompanhamento especializado.

Situação no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou nesta quarta-feira (8) os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no Paraná. Além do caso de Campo Mourão, três novos casos são considerados suspeitos: um homem de 30 anos e uma mulher de 17, residentes em Curitiba, e um homem de 20 anos, residente em Piên. Todos estão internados e relataram ingestão de bebidas alcoólicas.

O estado segue com três casos diagnosticados, envolvendo homens de 36, 60 e 71 anos, residentes em Curitiba, que permanecem internados sob acompanhamento médico especializado e apresentam melhora clínica.

Outros dois casos seguem em investigação: um homem de 27 anos em Maringá e outro de 27 anos em Toledo, ambos hospitalizados e aguardando resultado dos exames laboratoriais. A Sesa descartou notificações de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste.

Com informações do site Tribuna do Interior.

Fotos de Cidade da região registra primeiro caso de intoxicação por metanol; Maringá tem caso suspeito