Ciência revela chá que pode reduzir em até 75% a gordura no fígado
Com o aumento da obesidade, outro problema de saúde tem se tornado comum: a esteatose hepática, popularmente conhecida como fígado gorduroso. Essa condição é caracterizada pelo acúmulo de gordura no órgão e, em casos avançados, pode resultar em cirrose.
A busca por soluções e controle desse quadro vem aumentando e, com isso, cientistas exploraram o impacto de bebidas naturais na prevenção e no tratamento da doença.
Entre as diversas opções existentes, um chá se destacou como uma excelente arma no combate da esteatose hepática: o chá verde. Ao menos foi o que uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, revelou. Quando associada à prática regular de atividade física, essa bebida pode reduzir a gordura no fígado em até 75%.
Além dessas vantagens, o chá verde colabora com maior expressão genética relacionada à formação de novas mitocôndrias, o que gera melhorias no metabolismo. Outras pesquisas já revelaram os benefícios do chá na saúde cardiovascular e na redução do peso.
A pesquisa foi motivada pelo aumento dos casos da doença hepática gordurosa não alcoólica, normalmente associada não só à obesidade, como também a quadros de diabetes tipo 2.
Para chegar ao resultado, a equipe de pesquisadores conduziu um experimento com camundongos. As cobaias foram submetidas a uma dieta com alta quantidade de gordura por 16 semanas. Ao longo do período, os camundongos que consumiram extrato de chá verde e realizaram exercícios regulares tiveram 75% menos gordura hepática em relação àqueles que não fizeram o mesmo tratamento.
Além dessas vantagens, o chá verde colabora com maior expressão genética relacionada à formação de novas mitocôndrias, o que gera melhorias no metabolismo. Outras pesquisas já revelaram os benefícios do chá na saúde cardiovascular e na redução do peso. Vale reforçar que, antes de adotar qualquer estratégia, é importante manter o acompanhamento profissional.
Cuidados com exagero ao beber chá verde
A alta ingestão de chá verde não é indicada, podendo surtir efeitos contrários ao esperado. Para se ter uma ideia, já existem casos de problemas hepáticos associados a um consumo exagerado da bebida.
Conheça os riscos do uso abusivo de chás e remédios para emagrecer
As informações são da GMC – ONLINE