Search

‘Colecionadores de likes’ diz prefeito de Maringá sobre vereadores que criticam medidas fiscais

Em evento nesta quarta-feira, 1, o prefeito de Maringá Sílvio Barros rebateu as críticas que vem recebendo nas redes sociais de vereadores que votaram contra a alteração no IPTU para cobrir o rombo com queda na arrecadação de IPVA, medida do Governo do Estado, anunciada há poucas semanas.

“Nenhum prefeito gosta de aumentar imposto, mas faz parte da nossa responsabilidade. Agora só porque são ‘colecionadores de likes’ virem fazer discurso, fazer piadinha, brincadeira com uma coisa tão séria, realmente eu fiquei desapontado. Eu acho que essas pessoas não estão honrando o voto que receberam da população”, diz.

O projeto que prevê a mudança é de autoria do Executivo e foi aprovado na Câmara dos Vereadores nesta terça-feira, 30, com 16 votos a favor e 6 contra. O texto aprovado vai reduzir o desconto sobre o valor do imóvel para cálculo do IPTU 2026, o que na prática aumenta o imposto pago no ano que vem.

Ainda assim, o contribuinte estará pagando 25% a menos sobre o que vale o imóvel de acordo com a planta genérica de valores, que está defasada há 20 anos.

Segundo o prefeito, o governo do Estado pretende compensar as perdas das cidades com menos de 100 mil habitantes em função da redução do IPVA, mas não é o caso de Maringá, que tem mais de 400 mil habitantes.

“Maringá perdeu R$ 100 milhões e precisa recompor esse valor por conta própria. Por isso, os ajustes no IPTU foram absolutamente imprescindíveis para que possamos manter a qualidade dos serviços prestados”, diz.

A manutenção da arrecadação em 2026 é importante também para o “valor de referência”, indicador que vai determinar o quanto Maringá receberá de IBS, imposto sobre bens e serviços, criado com a Reforma Tributária, pelos próximos 50 anos.

Fotos de ‘Colecionadores de likes’ diz prefeito de Maringá sobre vereadores que criticam medidas fiscais

 

Via GMC-online