Conheça o Paraná: Porto Rico oferece praias de areias brancas e belezas naturais na Costa Noroeste
Com os termômetros marcando altas temperaturas, que tal aproveitar um final de semana para se refrescar em um lugar paradisíaco? Entre as cidades banhadas pelo Rio Paraná, uma se destaca com suas praias de água doce e transparente: Porto Rico vem recebendo cada vez mais investimentos, fazendo o pequeno município de pouco mais de três mil habitantes na divisa com Mato Grosso do Sul almejar o título de “Miami do Sul”. O Rio Paraná se estende por 28 quilômetros no município com suas ilhas e praias de água doce com areia branca e margens de mata atlântica prontas para emoldurar fotos e vídeos de visitantes.
A Associação Comercial e Industrial de Porto Rico (Acip) estima que, só nos últimos cinco anos, a cidade recebeu cerca de R$ 600 milhões em novos investimentos no setor imobiliário, com foco, principalmente, na construção de condomínios e grandes resorts de alto padrão. Alguns empreendimentos incluem bairros planejados, condomínios fechados com praias artificiais e ilhas de lazer privativas, com terrenos que podem chegar a quase R$ 3 milhões. Mas para quem busca apenas uma temporada em meio à natureza, há opções de hospedagem em casas e apartamentos alugados por temporada, hotéis e pousadas para todos os gostos – e bolsos.
Por que visitar Porto Rico?
Porto Rico fica a 502km de Curitiba e 172km de Maringá e o Rio Paraná flui ao lado da cidade, que há poucas décadas tinha ruas de terra e abrigava apenas poucos pescadores. Nos últimos anos, Porto Rico vem ganhando status de grande polo turístico. A pesca ainda é atrativo: muitos turistas vêm em busca de jaús, tucunarés, pintados, dourados, pacus, surubins, robalos e piracanjbas, comuns no rio Paraná, atraindo pescadores acostumados a pescar em rios do Pantanal e no Amazonas. Para desbravar as águas em meio à natureza paranaense é possível contratar serviços de guias de pesca, que auxiliam na missão de encontrar os melhores pontos para a prática esportiva e instruem sobre as regras a serem seguidas.
No entanto, há também quem venha ao pequeno município em busca de tranquilidade, querendo desacelerar o ritmo – e as praias de água doce podem ser a escolha perfeita. As águas calmas e sem ondas são perfeitas para relaxar com toda a família.
A integração entre as ilhas e praias pode ser feita por meio de passeios de barco oferecidos por empresas credenciadas, permitindo que os visitantes transitem facilmente entre os locais e desfrutem de toda a beleza natural das áreas preservadas. Você também pode explorar as águas cintilantes do Rio Paraná fazendo mergulho ou flutuação, o que te permite explorar as profundezas de água doce do Rio Paraná com especialistas em mergulho, descobrindo a vida aquática dessa região única. São oferecidas diversas opções de mergulhos dos mais variados níveis, desde o experimental até cursos profissionalizantes de mergulho recreativo. A cidade oferece uma experiência incrível e inesquecível em um dos melhores lugares do mundo para mergulhar em água doce.
Três praias imperdíveis
Ao todo, Porto Rico tem oito praias naturais de água doce e nove ilhas abastecidas pelo Rio Paraná. Abaixo, separamos as três mais procuradas pelos turistas:
A praia de Santa Rosa, também conhecida como Prainha, é uma opção tranquila à beira do rio. / Foto: Prefeitura de Porto Rico
A praia de Santa Rosa, também conhecida como Prainha, é uma opção tranquila à beira do rio. Uma das mais visitadas pelos turistas,tem lanchonetes, aluguel de barracas e cadeiras e banheiros públicos. Essa é uma das mais bonitas praias do Rio Paraná.
Praia do Carioca é um refúgio isolado com águas calmas. /Foto: RETUR
Para quem busca um espaço mais reservado, a Praia do Carioca é um refúgio isolado com águas calmas. Por ser mais reservada, o ideal é se preparar e levar tudo que for precisar para aproveitar o dia ao máximo, já que não há estrutura de serviços com a praia de Santa Rosa. Mas o cenário é espetacular!
Praia Cabeça da Ilha Mutum tem formação de piscina natural / Foto: Prefeitura de Porto Rico
Na Praia Cabeça da Ilha Mutum, com a baixa do rio, forma-se uma piscina natural de onde é possível apreciar vistas incríveis entre o leito do Rio Paraná e os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Sol se despede refletindo brilho nas águas do Rio Paraná./ Foto: Prefeitura de Porto Rico
A Orla de Porto Rico é inesquecível para quem busca um momento de tranquilidade, para apreciar o pôr do sol. Por lá, o astro se despede refletindo na água seu brilho e é uma boa pedida para momentos românticos ou de sinergia com a família, marcando a despedida de mais um dia.
As informações são da GMC – ONLINE