O Corpo de Bombeiros de Umuarama foi acionado pouco antes das 23h desta segunda-feira, 25, para fazer a retirada de uma cobra cascavel que estava em um motel localizado às margens da PR-323, em Umuarama.
De acordo com as informações dos bombeiros, o réptil foi encontrado dentro de uma das garagens do estabelecimento. As equipes conseguiram retirá-lo sem que ninguém ficasse ferido.
A serpente, que foi resgatada e está em bom estado, será encaminhada para o Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama, que ficará responsável por devolvê-la à natureza.
Sobre a espécie
Considerada a 2ª cobra mais venenosa do Brasil – ficando atrás somente da coral verdadeira – a cascavel é extremamente perigosa para seres humanos devido ao seu veneno hemotóxico, capaz de causar necrose, hemorragias e insuficiência renal em casos graves. Uma única mordida pode ser fatal se não tratada rapidamente com soro antiofídico.
Embora evite confrontos, a cascavel tem o hábito de atacar quando está acuada. Por isso é imprescindível que, caso seja encontrada, as pessoas mantenham a distância e acionem as autoridades para o resgate.