Florada dos ipês brancos dura apenas quatro dias em Maringá
Com mais flores do que no ano passado, os ipês brancos dão um show de beleza em ruas e avenidas de Maringá. O número de árvores é menor, mas o espetáculo é tão belo quanto os ipês de outras cores.
O ipê que predomina em Maringá é o de flores roxas. Mas a cidade também tem ipês rosas, brancos e amarelos. A temporada de flores começa em maio, junho e vai até outubro, novembro dependendo das condições climáticas. O primeiro a florescer é o roxo e as flores duram até duas semanas. Agora é o tempo da florada dos ipês brancos. E tem que aproveitar, porque as flores caem em poucos dias.
Nas avenidas São Paulo e Horácio Racanello tem fileiras de ipês floridos. Elenir Galina prefere as flores rosas, mas se encantou com os ipês brancos. “Ah, eu acho que os ipês brancos enfeitam a cidade, deixando maravilhosa. A minha cor preferida seria o rosa, porque eu amo tudo que é colorido, né? Mas os brancos lembram um pouco de neve”, esses brancos. “, diz.
Os próximos a florescer, e últimos, serão os amarelos. O gerente de unidade de conservação, Mário Gabriel Felipe, explica que a estiagem reduz a carga de flores dos ipês e atrasa a florada. “Com essa bagunça do clima, depende variar um pouco. Por exemplo, com o ipê rosa, começaria final de maio para junho, mas com a estiagem da chuva, essa florada não foi possível acontecer. Já em contra partida, o ipê branco já aconteceu com mais identidade como aconteceu o ano passado. O branco com esse desequilíbrio todo ele está ele está florecendo umas duas vezes ao ano. Mas o tempo ideal mesmo é setembro para outubro e a fração dura três quatro dias”, explica.
“Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
VEJA TAMBÉM – Após grande mobilização, Polícia encontra menina de 12 anos que desapareceu no Paraná