Search

Maringá registra mais uma morte por dengue; já são cinco óbitos confirmados e outros cinco em investigação

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou mais uma morte por dengue na cidade. Não é do subtipo 3, que já circula pela cidade. Outras cinco mortes estão em investigação. Os casos confirmados subiram de 2.565 para 2.843. Segundo o secretário de Saúde Antônio Carlos Nardi, a 5ª morte é de um paciente que morreu em 21 de abril deste ano. “Trata-se de um homem de 78 anos que tinha várias comorbidades, tendo o quadro de saúde agravado pela contaminação por dengue tipo 2”, diz.

O secretário lembra que atualmente os três sorotipos estão circulando na cidade. “Nosso maior problema, hoje, ainda é o índice médio de infestação, que está em 2,3% no município de Maringá. Apenas cinco bairros estão abaixo de 1%, e em 80% dos casos os criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas”, diz.

Ainda de acordo com o secretário, o momento exige atenção redobrada para que não haja uma sobrecarga nos hospitais. “Nós temos que alertar a população: a dengue pode, sim, levar a óbito. Mas também pode estar sob controle em apenas sete dias, se todos nós fizermos a nossa parte. É fundamental que evitemos a estagnação do sistema de saúde, que não sobrecarreguemos os hospitais, mas isso só será possível se conseguirmos reduzir o número de pessoas contaminadas pelo Aedes aegypti”, explica.

Fotos de Maringá registra mais uma morte por dengue; já são cinco óbitos confirmados e outros cinco em investigação