Maringá testa totens de segurança que captam imagens até 1 km de distância
A Secretaria de Segurança de Maringá está testando uma nova tecnologia no combate à criminalidade. Nesta quarta-feira, 21, totens de segurança começaram a ser instalados na cidade e serão testados durante 120 dias. Ao todo, são oito equipamentos de duas empresas diferentes.
Os totens têm câmaras de vigilância que serão integradas ao Centro de Monitoramento da Guarda Municipal. As câmeras captam imagens e áudio em 360º em curta e longa distância (até 1 km), e têm visão noturna, reconhecimento facial e leitor de placas.
Eles possuem ainda um mecanismo para acionamento da Guarda Municipal, botão do pânico e sensor sísmico. Os equipamentos servem para detectar situações de risco e controle de aglomerações de pessoas, contagem de pessoas e objetos e alerta de desastre natural.
O secretário de Segurança, Ivan Quartarolli, explica que eles ainda não estão funcionando e o teste é para uma futura licitação.
— “Os tótens são ampliações no nosso sistema de monitoramento. É uma tecnologia nova que nós estamos fazendo uma prova de conceito, estudar a funcionalidade e a eficiência desse equipamento e, eventualmente, até pedir modificações. Serão instalados quatro por uma empresa e quatro por outra empresa. Essa instalação começa pela parte física, depois é feita a parte de infraestrutura de rede e internet, e após isso é feita a integração no sistema de monitoramento da Guarda [Municipal). A empresa tem 15 dias para finalizar o serviço. Após o estudo do equipamento, será realizada uma licitação com base nos resultados apresentados pelo equipamento desejado pela Prefeitura. É um equipamento moderno que está sendo testado para ver o que nós podemos levar de mais segurança para a população de Maringá”, diz o secretário de Segurança de Maringá.