Search

Motoristas que pararem o carro em bolsões para motos poderão ser multados em Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana alerta que parar sobre bolsões para motocicletas é uma infração de trânsito. Os bolsões estão sendo instalados em vários pontos da cidade. Nesta semana, o espaço reservado às motocicletas em frente aos sinaleiros estão sendo implantados em avenidas próximas ao Terminal Urbano, região da cidade que também está recebendo reforço na sinalização.

Segundo o secretário de mobilidade Luiz Alves, quem parar sobre os bolsões poderá ser multado. “O bolsão para motociclistas conta com duas faixas de retenção: a primeira é aquela que separa a faixa de pedestres; após ela, há o bolsão exclusivo para motos e, em seguida, uma segunda faixa de retenção. Esse espaço é bem sinalizado, inclusive com pintura no chão, indicando que é exclusivo para a espera de motocicletas quando o semáforo estiver fechado. Se um veículo para em cima desse bolsão, é como se estivesse parando sobre uma faixa de pedestres, ou seja, trata-se de uma infração administrativa”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, o mesmo vale para as chamadas yellow box. “Aquelas faixas amarelas pintadas nos cruzamentos, indicam que o motorista não pode parar sobre ela, justamente para não bloquear a via. Mas, infelizmente, isso ainda acontece em Maringá. São irregularidades administrativas que geram penalizações”, diz.

“É preciso adotar uma postura mais consciente. O trânsito exige educação. Só teremos um trânsito 100% seguro e com boa trafegabilidade quando todos os envolvidos forem mais respeitosos e cumprirem a sinalização. Não se pode parar sobre a faixa de pedestres, sobre o bolsão de motos ou fechar cruzamentos. Tudo isso são infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que todos que atuam no trânsito devem conhecer”, conclui.

Fotos de Motoristas que pararem o carro em bolsões para motos poderão ser multados em Maringá