Cinco fatores a serem analisados antes de comprar uma casa em Maringá

https://www.plantaomaringa.com/fotos/noticias/gd_cinco-fatores-a-serem-analisados-antes-de-comprar-uma-casa-em-maringa-4340-2530.jpg


Chegou o tão sonhado momento de investir em uma casa nova. Depois de olhar as suas economias e perceber que você já tem o suficiente para arcar com a entrada e as parcelas ou com a compra à vista, você percebeu que é a hora. Sendo assim, bate a dúvida: "o que preciso saber antes de comprar uma casa em Maringá?".

Hoje você vai descobrir quais são os principais fatores que precisam ser analisados antes de realizar a aquisição. Estas 5 coisas que você vai ver aqui conosco auxiliam você a tomar a decisão certa. Venha descobrir quais são!

1 - Casa ou apartamento: o que é melhor para você?

Existem vantagens e desvantagens em investir numa casa. Sempre é bom pensar com cuidado qual é o tipo de imóvel que mais se adequa ao seu estilo de vida. Casas promovem mais privacidade e, na grande maioria das vezes, mais espaço.

Por outro lado, uma casa necessita de muito mais cuidados que um apartamento. Afinal, a manutenção não precisa ser apenas na parte interna. A fachada e a área externa também vão precisar de reparos em eventualidades.

Existem outros pontos positivos e pontos negativos na relação entre casa vs. apartamento. Cabe a você colocar tudo em uma lista, dar o peso correto a cada coisa que levantou e tomar melhor decisão.

2 - Região da casa

Decidiu pelo investimento em uma casa? Ótimo! Indo em frente, o próximo ponto é a escolha do bairro que você quer. Diante disso, é sempre bom ter em conta 3 coisas:

  • Segurança

Verifique com atenção a situação de segurança da região e, especificamente, da rua do imóvel para saber se você vai se sentir confortável. 

  • Distância do trabalho

Caso não trabalhe em home office, veja se o local tem uma distância interessante para o trabalho de quem for morar.

  • Comércio ao redor

Ter um mercado, uma farmácia, uma padaria e outras opções por perto é sempre um grande atrativo. Então verifique se vai ter essas facilidades em caso de emergência.

3 - O quanto a casa está conservada

O estado de conservação é um dos fatores mais importantes para a compra de um imóvel em Maringá. Além de definir o preço, isso também influência em questões como reformas ou mudança. 

Afinal, uma casa bem conservada pode acolher rapidamente novos moradores, apesar de mais cara. Em contrapartida, uma casa que necessite de reformas pode atrasar todo o processo de mudança.

4 - Outras características do imóvel

Não para por aí! Antes de bater o martelo e selecionar de vez um dos imóveis em Maringá que você visitou vai ser mesmo a sua, existem algumas características do imóvel que precisam ser medidas. Talvez a que venha mais à cabeça seja a quantidade de cômodos dela, mas vai além disso.

Posição solar costuma ser um tema secundário nas visitas, mas que mostra a sua importância assim que se começa a morar. Outro fator é em relação a barulhos diurnos e noturnos na vizinhança. Para fechar, é bom entender o que a área externa da casa oferece a você tanto agora quanto em possíveis obras.

5 - Relação: tamanho x longo prazo

Quem mora sozinho ou é recém-casado pode acabar escolhendo um lar pequenino para evitar gastos, manutenção e cuidados. Por outro lado, ainda mais se o imóvel for financiado, é sempre crucial pensar se a sua nova casa vai acolher com conforto a sua família, que pode crescer, também nos próximos 3, 5 ou 10 anos. Sendo assim, se o investimento é a longo prazo, a escolha do imóvel precisa considerar questões do tipo.

Descobriu quais são os 5 principais fatores a se colocar na balança enquanto estiver vendo casas à venda para escolher a sua? Já sabe tudo o que precisa ser analisado com cuidado e atenção? Então ajude outras pessoas que estão na mesma situação que você e compartilhe esse artigo.

Imagem de Cinco fatores a serem analisados antes de comprar uma casa em Maringá

Veja também