Uma onça-parda foi resgatada na noite desta sexta-feira (21) após invadir o quintal de uma residência no Jardim Alvorada, em Paiçandu. Segundo a Polícia Militar, o animal foi percebido pelos moradores depois que os cachorros da casa passaram a latir insistentemente próximo a uma árvore.
Vídeo mostra o resgate do animal – veja acima
Ao verificarem a situação — imaginando se tratar de um possível invasor — os moradores se depararam com a pata do animal entre os galhos. A onça havia subido na árvore para se esconder. Diante do risco, eles acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Ambiental, o Instituto ambiental de Maringá (IAM) de Maringá, além da voluntaria Kelly Andrade do Projeto Papo de Silvestres.
Você pode se interessar por: Empresa de Maringá lança Curso Online para Ensinar Como Faturar de R$ 5.000 a R$ 20.000 por Mês com Inteligência Artificial.
Devido à complexidade do resgate, uma equipe do Hospital Veterinário da UniFil, de Londrina, também foi chamada para aplicar tranquilizantes e garantir a captura segura. A médica-veterinária precisou administrar duas doses do medicamento, já que a primeira não foi suficiente para imobilizar o felino.
A onça, uma fêmea de aproximadamente um ano e cerca de 25 kg, apresentava sinais de desidratação. Após ser retirada da árvore e contida com segurança, ela foi encaminhada ao Hospital Veterinário da UniFil, onde passará por exames antes de ser devolvida à natureza.
As equipes ambientais acreditam que o animal tenha saído de uma área de mata localizada a cerca de 2 km da residência. No momento da ocorrência, parte da cidade estava sem energia elétrica, o que pode ter contribuído para que a onça se deslocasse até a área urbana.
