Será realizado na manhã (8h30) desta sexta-feira,7, um pregão eletrônico da Prefeitura de Maringá para a prestação de serviços de remoção e realocação de abelhas e marimbondos, na áreas urbanas de Maringá, e distritos de Floriano e Iguatemi. O valor máximo por um ano de serviços, fixado em edital publicado no dia 21 de outubro, é de R$ 1.249.686,00.
O edital ressalta que trata-se de um serviço de grande volume e risco biológico, exigindo equipe treinada, equipamentos de proteção individual (EPI) e manejo seguro das colmeias. Os preços a serem pagos pelo Município por remoções variam conforme a altura em que se encontram os ninhos de abelhas e marimbondos, classificadas em baixa, média e grandes alturas.
Além da altura dos ninho os preços também variam conforme a complexidade dos serviços e dos riscos existentes na remoção. Quanto mais alto, mais complexo e maior risco para a execução, maior o preço a ser pago. O edital também estabelece as quantidades máximas de remoções para cada classificação. Por exemplo: serão removidos no máximo 384 ninhos em baixa altura.
O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, explica que a demanda pelo serviço é alta e varia conforme o período do ano. “São em média 150 a 200 solicitações de retirada de abelhas e marimbondos mensalmente. Existe uma sazonalidade, e nos meses de primavera e verão as atividades são mais intensas. Cerca de 80% dos chamados referem-se a marimbondos, percentual que pode variar conforme a época do ano”, afirma.
Ele destaca que, após a coleta, os ninhos são destinados à criação em apiários. “Atendemos prioritariamente CMEIs, escolas municipais, UBSs, hospitais e áreas públicas, reduzindo o risco de acidentes com as abelhas”, completou o secretário. O serviço é atualmente realizado pelas equipes da Secretaria de Limpeza Urbana.
