Cerca de 80% de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, ficou destruída após a passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7), segundo a Defesa Civil. O fenômeno deixou quatro mortos e mais de 430 feridos. Equipes que chegaram ao local relataram “cenário de guerra”, com casas destelhadas, imóveis danificados e postes no chão.
- Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. A cidade tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba.
- Segundo a Defesa Civil, 430 ficaram feridas. As vítimas foram levadas para hospitais da região.
As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros e que as buscas continuam. Um hospital de campanha foi montado para atender a demanda.
No início da noite, o Corpo de Bombeiros da cidade havia informado a morte de cinco pessoas. Durante a madrugada, o número foi corrigido para quatro, após a corporação constatar que uma das vítimas havia sido contabilizada duas vezes — em Rio Bonito do Iguaçu e também em Laranjeiras do Sul. Já na manhã deste sábado (08), uma nova morte foi confirmada em Guarapuava e o número voltou a ser cinco.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para reforçar o resgate. Ambulâncias e aeronaves também foram mobilizadas.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
- A tempestade foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar. O fenômeno foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h.
- Técnicos avaliam se algumas áreas tiveram rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
- O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. Fonte G1
