A divulgação de novas imagens mostram a chegada do tornado de escala F-3 na escala Fujita, que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. As imganes foram registradadas por uma câmera instalada em um sítio em Porto Barreiro.
Ao fundo, é possível ver a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. As imagens mostram a formação do tornando, por volta das 18h, o céu estava claro em Rio Bonito do Iguaçu e foi escurecendo à medida que o tornado avançava em direção a Porto Barreiro, até que a imagem ficou em preto e branco. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes, fica a 380 km de Curitiba e a 324 km de Maringá. Número de cidades atingidas por tornados na sexta-feira no Paraná sobe para quatro
Você pode se interessar por: Empresa de Maringá lança Curso Online para Ensinar Como Faturar de R$ 5.000 a R$ 20.000 por Mês com Inteligência Artificial.
O tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro. Outras duas tempestades severas também geraram tornados. Um deles atingiu Guarapuava, no distrito de Entre Rios, com classificação F2 e ventos próximos de 250 km/h. O outro ocorreu em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificado como F2, com ventos de cerca de 200 km/h.
Subiu para 26 o número de internados após o tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A Secretaria de Saúde do Paraná atualizou nesta quarta-feira, 12, a situação das vítimas internadas, que passou de 23 para 26 pessoas. Os novos internamentos referem-se a casos de desidratação, pneumonia e fraturas.
Três pacientes estão em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dez pessoas estão internadas em Guarapuava, 1 no Hospital São Vicente de Paulo e 9 no Hospital Santa Tereza. Outros 13 pacientes estão em Laranjeiras do Sul, 5 no Hospital São Lucas e 8 no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel permanecem 3 pessoas. Subiu para sete o número de mortes no Paraná
A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, de 70 anos, que faleceu no sábado pela manhã na Unidade de Saúde Central, em Rio Bonito do Iguaçu, após sofrer uma insuficiência cardíaca aguda. O idoso não chegou a ser encaminhado para o sistema regulado. A situação foi informada pelo município e enquadrada como estresse pós-trauma no contexto do tornado. Agora, esse óbito consta no balanço oficial do atendimento na cidade.
As outras seis vítimas são:
José Neri Geremias, 53 anos, morador de Guarapuava
José Gieteski, 83 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
Adriane Maria de Moura, 47 anos, moradora de Rio Bonito do Iguaçu
Claudino Paulino Risse, 57 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, morador de Rio Bonito do Iguaçu
Julia Kwapis, 14 anos, moradora de Rio Bonito do Iguaçu
Até o momento, os sete óbitos ocorreram no Paraná, seis em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava.
Dos 835 atendimentos realizados em decorrência direta do desastre, parte se referiu a ferimentos, traumas e complicações de saúde provocadas pelo fenômeno. As informações e o vídeo são da Catve
As informações são da Catve.
