Search

Nova onda de frio já tem data para chegar ao Paraná; Simepar prevê temperaturas abaixo de 5°C

Depois de um fim de semana que deve ser marcado por chuva e temporais, uma nova onda de frio já tem data para atingir o Paraná. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que uma massa de ar frio avança sobre o Estado entre domingo, 12, e segunda-feira, 13, provocando uma nova queda nas temperaturas e deixando cidades com mínimas abaixo dos 5°C.

Antes do retorno do frio intenso, o tempo muda completamente neste fim de semana. Uma frente fria espalha chuva por todas as regiões paranaenses, reduz as temperaturas máximas e encerra o período de tardes ensolaradas registrado nos últimos dias.

Nesta sexta-feira, 10, o dia começou com temperaturas acima de 6°C e tempo estável em todo o Paraná. No entanto, a atuação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina favorece a formação de áreas de instabilidade no Oeste e Sudoeste ainda durante a manhã.

“Há previsão de chuvas com trovoadas isoladas. Durante a tarde, essas instabilidades avançam e a chuva também alcança parte da metade sul paranaense”, explica Raissa Pimentel, meteorologista do Simepar.

Frente fria muda o tempo em todo o Paraná

No sábado, 11, o sistema de baixa pressão dá origem a uma frente fria que avança pelo oceano e provoca chuva e trovoadas em praticamente todas as regiões do Paraná.

Segundo o Simepar, em alguns momentos as precipitações poderão ocorrer com intensidade moderada a forte. No domingo, 12, a frente fria começa a se afastar, mas a chuva ainda permanece concentrada principalmente na metade norte do Estado.

“Em alguns momentos do sábado as chuvas podem ocorrer com intensidade moderada a forte. No domingo, com o afastamento da frente fria, a chuva passa a se concentrar na metade norte do Estado. Nas demais regiões, o tempo apresenta melhora gradual, com diminuição da nebulosidade ao longo do dia”, detalha Raissa.

Nova massa de ar frio derruba as temperaturas

Logo após a passagem da frente fria, uma nova massa de ar frio avança sobre o Paraná entre domingo e segunda-feira, provocando uma nova queda nas temperaturas.

De acordo com o Simepar, o amanhecer de segunda-feira será gelado, com previsão de temperaturas abaixo dos 5°C em cidades do Centro-Sul e em parte dos Campos Gerais. O frio deve persistir pelo menos até quarta-feira, 15, quando a massa de ar polar começa a perder intensidade sobre o Estado.

A previsão indica que o Paraná voltará a registrar madrugadas e manhãs de frio intenso poucos dias após o avanço da frente fria, mantendo o inverno rigoroso em diversas regiões do Estado.

Fotos de Nova onda de frio já tem data para chegar ao Paraná; Simepar prevê temperaturas abaixo de 5°C
VIA GMC – ONLINE